Avançar para o conteúdo principal

Trump é o maior propagandista do comunismo

Eduardo Vasco

O tiro sai pela culatra da retórica anticomunista de Trump: quanto mais ele critica, mais as pessoas olham para ela favoravelmente.

Continuando a linha de raciocínio iniciada no artigo anterior, há uma tendência geral para que seções significativas das massas americanas mudem para posições revolucionárias, embora essa mudança seja, é claro, gradual e não necessariamente linear. Uma pesquisa do Cato Institute, um think tank neoliberal linha-dura, publicada no início deste ano, revelou dados que confirmam essa percepção: mais de um terço (37%) dos americanos têm uma visão mais favorável do socialismo do que do capitalismo, que ainda mantém o apoio da maioria (52%). Vindo da sociedade mais capitalista do mundo, da ponta de lança da luta anticomunista, isso é algo extraordinário.

Além disso, existe um empate de 37% a 37% entre aqueles que têm uma opinião favorável sobre o socialismo e aqueles que têm uma opinião desfavorável, com o facto adicional de 21% terem uma visão favorável do comunismo—, isto é, uma opinião mais radical e mais profunda. posição mantida. Esta visão favorável do comunismo é partilhada por até 38% dos americanos com menos de 30 anos.

E os dados mais valiosos residem precisamente na secção do inquérito que trata das opiniões dos jovens. Aqueles 38% da Geração Z que são favoráveis ao comunismo estão apenas sete pontos percentuais atrás daqueles que ainda apoiam o capitalismo (45%). Mas há mais jovens naquela geração que são favoráveis ao comunismo do que desfavoráveis a ele (38% versus 36%). Além disso, quando a percentagem favorável ao socialismo é comparada com a favorável ao capitalismo, o socialismo vence por 53% a 45%.

É claro que a social-democracia, os socialistas democráticos e toda uma multidão de oportunistas distorceram o socialismo tão completamente (tal como o estalinismo fez com o comunismo) que alguns dos inquiridos acreditam, sem dúvida, que o socialismo equivale apenas a reformas sociais dentro da ordem burguesa, ou que o comunismo significa o Estado controlando tudo.

Mas compreender que a realização do socialismo, e mais tarde do comunismo, requer necessariamente uma luta revolucionária para destruir o Estado burguês e construir o poder proletário é uma questão de experiência. A experiência adquirida através das frustrações e limitações da própria política reformista. Essa experiência está a esgotar-se à medida que os demagogos da “esquerda” do Partido Democrata se revelam incapazes de apresentar uma alternativa genuína à criminalidade da política burguesa, vendem ilusões cada vez mais implausíveis e operam graças ao financiamento de ONG financiadas por grandes capitalistas. Por outras palavras, estão a afundar-se juntamente com todo o regime.

Neste momento, em que há sinais de regeneração dentro do movimento de massas americano, é natural que os oportunistas procurem explorar a insatisfação com o regime. Trump fez isso quando estava na oposição. Agora é a vez dos Democratas’, especialmente os “socialistas” e “progressistas,” e, em menor grau, certos “libertários” e ex-republicanos trumpistas. Procuram distanciar-se tanto dos estabelecimentos republicanos quanto dos democratas, apresentando-se, em certo sentido, como “anti-system.”

Eles usam a oposição à guerra—, que nada mais é do que um sentimento anti-imperialista ainda em formação— para reunir votos. É possível que alguns deles obtenham vitórias nas eleições locais este ano. Mas o que importa não é o que farão se forem eleitos, porque não farão nada substancialmente diferente do que Bernie Sanders ou AOC fizeram. Isto é, a política tradicional do Partido Democrata com uma fachada um pouco mais social.

O que importa é que o eleitorado dá sinais de que quer algo diferente, algo que rompa com a política bipartidária e com a maquinaria enferrujada do sistema político e económico americano. Algo que confronta os poderosos e as suas instituições cada vez mais impopulares.

Embora muitas vezes confusos, os protestos que por vezes se intensificam e por vezes diminuem —mas que tendem a tornar-se cada vez mais recorrentes na vida política americana— são prova desta radicalização. Não se trata de organizações ligadas ao Partido Democrata ou aos seus apêndices (embora tentem captar tais movimentos), mas sim de agrupamentos independentes que encontram na acção directa um meio de expressar a sua indignação e o seu desejo de destruir o regime.

Estes protestos continuam altamente desorganizados, sem liderança política clara e em grande parte espontâneos. Mas a espontaneidade é apenas a fase inicial de um movimento revolucionário, que amadurece através da luta. E por não estar organizacionalmente ligado ao Partido Democrata, este movimento tende a desenvolver métodos militantes de luta. Ela tende a crescer.

A explosão social que se seguiu ao assassinato de George Floyd foi contida apenas porque ONGs e fundações ligadas aos democratas encontraram oportunidades na ingenuidade política daquele movimento para corrompê-lo e destruí-lo internamente por meio de políticas conscientes. O resultado foi a eleição de Biden e Kamala Harris. Mas o movimento negro e popular americano aprendeu algo com essa experiência, pois a mesma Harris que se apresentou como a rainha do antirracismo foi derrubada de seu trono quando foi rejeitada por amplos setores da massa trabalhadora, perdendo a eleição seguinte para o próprio Trump.

Nem os democratas nem Trump conseguiram reverter a tendência à desintegração do regime e o consequente crescimento da mobilização social, por mais embrionária que ela ainda possa ser. Como válvula de segurança para o desastre em que esta administração se tornou, e ao mesmo tempo expressando sua submissão ao imperialismo, Trump apertou os parafusos contra qualquer coisa que pudesse representar —mesmo remotamente— uma ameaça revolucionária dentro da crise que o regime enfrenta.

Daí a caracterização de pequenos coletivos, ou mesmo movimentos organizacionalmente desconectados, como “terroristas de extrema esquerda”, incluindo ativistas antifascistas (uma colcha de retalhos política e ideológica) e grupos engajados na solidariedade internacional com a Palestina.

A retórica incessante de um governo tão impopular, acompanhando suas ações, é um tiro que pode sair pela culatra. Uma pesquisa da Focaldata publicada no último fim de semana pelo Financial Times mostrou um índice de aprovação de apenas 33% —o mesmo número encontrado pela Ipsos/Reuters em meados de agosto. É o nível mais baixo registrado em dois mandatos, correspondendo a uma medição de dezembro de 2017.

Nos Estados Unidos e em todo o mundo, um número crescente de pessoas está ficando indignadas e se organizando para se opor às ações de Trump, que geralmente são percebidas como ações do governo —ou mesmo do próprio regime político americano— e não apenas as de um presidente em particular.

A própria burguesia americana está pressionando Trump sobre essas questões, buscando reforçar seu controle sobre uma política que permanece, em última análise, ambígua, vacilante e pouco confiável. Assim, uma vitória democrata na Câmara dos Representantes e até no Senado —ambos os quais as sondagens actuais sugerem serem possíveis— apertaria ainda mais o laço em torno da administração.

Mas a possível perda de controle governamental sobre o legislativo, combinada com a deterioração econômica, mantém a política americana em crise. Uma crise entre os que estão no topo. E as ações e a propaganda de Trump contra o movimento social alimentam o descontentamento e o apelo à organização entre os que estão na base.

Além de ser o principal agente de desestabilização no topo da sociedade, Trump é também o maior propagandista da rebelião vinda de baixo, através da retórica anticomunista ecoada ao longo da sua administração.

Um presidente detestável e impopular, um traidor de sua própria base, cujas ações prejudicam materialmente milhões de pessoas, gera oposição a tudo o que diz e faz. Quando Trump critica o comunismo, quantas pessoas começam a encarar o comunismo de forma favorável simplesmente porque se opõem a Trump?

Fonte

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Venezuela. A farsa do "Prêmio Nobel da Paz" continua: agora, ele é concedido à venezuelana de extrema direita, golpista e sionista, María Corina Machado

The Tidal Wave O Comitê Norueguês do Nobel, nomeado pelo Parlamento do Reino da Noruega, concedeu o Prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado, a fervorosa líder de extrema direita que defendeu abertamente a intervenção militar estrangeira na Venezuela, apoiou inúmeras tentativas de golpe e é uma aliada declarada do projeto sionista, do regime de Netanyahu e de seu partido Likud. Sua indicação se soma a uma série de indicações ao "Prêmio Nobel da Paz" que mostram o perfil tendencioso e manipulador do prêmio, desde Henry Kissinger em 1973 (mesmo ano em que orquestrou o golpe de Estado no Chile), a Barack Obama, governante que promoveu uma série de intervenções militares e golpes de Estado em vários países (Honduras, Líbia, Síria, entre outros), ao representante da dinastia feudal lamaísta e financiado pela CIA "Dalai Lama", o "lavador de imagens" de empresas e lideranças nefastas Teresa de Calcutá, ou o ex-presidente de direita Juan Manuel Santos, ministr...

A última “pandemia” foi o teste – a próxima será aperfeiçoada

Por uncut-news.ch Como a COVID-19 se tornou o ponto de partida para o controle do comportamento digital Quando sociedades inteiras foram subitamente colocadas em estado de emergência na primavera de 2020, ocorreu mais do que apenas a suspensão temporária de direitos fundamentais. A chamada pandemia de coronavírus não foi apenas um evento médico, mas o maior experimento de campo em vigilância digital e controle de comportamento da história da humanidade. O que foi vendido na época como uma medida de emergência revelou-se, em retrospectiva, a criação de uma infraestrutura perfeitamente adequada não apenas para gerenciar futuras "pandemias", mas também para  controlá-las, direcioná-las e explorá-las . A crise passada foi o laboratório. A próxima será o resultado. Dados comportamentais em tempo real – a mina de ouro do poder Durante os lockdowns, o estilo de vida de bilhões de pessoas mudou radicalmente: distanciamento social, trabalho remoto, uso obrigatório de máscara...

O inevitável colapso do regime de Kiev: Lições de uma hegemonia em crise

O regime de Kiev enfrenta o colapso total assim que o Ocidente lucra com o seu sangue? Estas recentes declarações de Donald Trump Jr. no Fórum de Doha são apenas mais provocativas: primeiro ou primeiro sintoma visual de que o projecto ucraniano está arruinado alguns antes anos do seu próprio império. À medida que os Estados Unidos recalculam as suas prioridades, a Europa continua a financiar uma guerra perdida, apoiando um regime que Washington já não considera mais útil, devido a medidas de austeridade e dificuldades. Até quando? Por José Manuel Rivero       Como declarações de Donald Trump Jr. no Fórum de Doha, em 7 de dezembro de 2025, no são um mero incidente diplomático. Constituem um reconhecimento tácito, por parte de seguidores influentes do establishment americano, de uma realidade que as elites europeias relutam em admitir: o regime de Kiev está a sofrer um colapso simultâneo nas frentes militar e ideológica, ...