Por Andoni Baserrigorri
Muito se falou esta semana sobre o
antifascismo em Euskal Herria. Em parte porque as ruas de Donostia viram
milhares de pessoas passando no último sábado exigindo um Euskal Herria
antifascista.
Também porque é uma questão que se preocupa
semana após semana tanto na Europa como nos estados espanhol e francês, bem
como no nosso país. Parece evidente que os fascistas vão tomar o poder de
assalto na maioria das instituições a nível local, estatal ou continental.
Instituições burguesas, não esqueçamos e este não é um facto menor.
Há medo, mesmo em certos ambientes. O mesmo
político catalão Gabriel Rufian vem propondo uma coalizão de todas as forças da
esquerda parlamentar há vários meses para tentar deter o fascismo.
"Gostamos das siglas", disse ele outro dia no parlamento espanhol.
Esta última expressão, a das siglas, deixa bem
claro qual é a mentalidade do parlamentar do ERC e que certamente é a mesma dos
mesmos parlamentares, leem políticos profissionais sobre o problema em questão.
As siglas, das quais vivem e certamente com um padrão de vida muito elevado.
Que existe um problema de fascismo na Europa e
no Estado espanhol, bem como no nosso país, não é algo novo. A Europa do
capital, a Europa aliada aos EUA, nunca esteve imune ao fascismo. Não é
novidade que altos funcionários nazistas ocupavam cargos de responsabilidade e
confiança tanto na OTAN quanto em quase todos os estados que fazem parte do que
veio a ser chamado de Europa Ocidental. A incorporação de Estados como a
Hungria, a Polónia, a Ucrânia ou os Estados Bálticos apenas aumentou estes
números.
Será necessário recordar a ligação dentro do
Estado espanhol de diferentes pessoas que fizeram parte do regime de Franco?
Precisamos lembrar o papel do fascismo na Rede Gladio que atingiu a Itália nos
anos 70 e 80 e mesmo depois?
Portanto, pode-se concluir que não, o fascismo
não é um fenómeno novo na Europa ou em qualquer um dos seus estados. A novidade
é que o fascismo aparece descaradamente depois de ter ficado guardado no
armário por muitos anos. Ele estava escondido, só agia se fosse estritamente
necessário, como nos casos citados, e sim, lá estava ele como uma das opções da
burguesia em caso de necessidade
As ações do Estado durante o processo não
podem ser classificadas como fascistas? O uso do GAL e de outros grupos
mercenários não era fascista?
A questão é que a crise do capitalismo é
absoluta e visível a olho nu. A própria Alemanha deixou de ser o motor da
Europa há muito tempo, e a crise econômica está batendo à porta de toda a
Europa. A burguesia e a chamada classe média estão assustadas porque vêem que
os seus privilégios podem acabar.
E o fascismo, assim como a goma de mascar nos
EUA na década de 1950, está se preparando para se espalhar pela América Latina
e pela Europa Ocidental. Mas não esqueçamos, o que realmente se espalha é o
medo das classes privilegiadas. E nada mais, porque por esse medo eles estão se
preparando para usar sua boneca diabólica favorita… o fascismo
E os reformistas também estão assustados,
observando com pavor como “sua sigla” pode ser colocada em prática nos próximos
meses
É por isso que os reformistas pedem
macromonstrações e propõem coalizões para derrotar o fascismo no parlamento
espanhol.
Mas as perguntas são inevitáveis…Você conhece
algum precedente de manifestações que, por maiores que fossem, derrotaram o
fascismo? Você conhece algum precedente de maiorias parlamentares derrotando o
fascismo? Não há nenhuma, não haverá nenhuma.
Somente as pessoas organizadas, de pé e
jogando duro, são capazes de derrotar o fascismo e colocá-lo de volta no
armário. E conhecemos muitos precedentes para esta estratégia? E se não
perguntares ao Mussolini?
Comentários
Enviar um comentário