Por Pepe Escobar
Não significa nada se não tiver aquele swing
brasileiro. Não poderia haver maior risco: uma questão de vida ou morte. Então
os brasileiros saíram às ruas – e às seções eleitorais – e conseguiram.
Eles não fizeram nada menos do que domar a Mãe
de Todas as Guerras Híbridas e derrotar, mesmo que momentaneamente, uma
coalizão poderosa e tóxica, incluindo toda a força da administração “da
Doutrina Donroe”; o tecnofeudalismo do Vale do Silício, especialmente
implantado pela Meta; Wall Street e a Deusa do Mercado; os múltiplos tentáculos
da Zionism Inc.; as velhas elites reacionárias – e sua mídia; as novas elites
brilhantes; a demência evangélica; e por último, mas não menos importante, uma
dinastia neofascista medíocre empenhada em converter o Brasil em uma neocolônia
extrativista em benefício da Voz de Seu Mestre.
O efeito – calmante – é semelhante a um hino
de bossa nova de Antônio Carlos Jobim cantado por Frank Sinatra. Sim, o Brasil
é grande demais – e selvagem demais– para ser o quintal de alguém. E que
reviravolta, quando se trata de Lula pessoalmente: geopolítica hnão vi um
retorno como esse desde a Batalha de Stalingrado.
Perdemos: então a eleição foi “fraudada”
O dia da eleição chegou em território de roer
as unhas – mas com Flávio Bolsonaro ainda tendo 82% de chance de vencer, de
acordo com os queridinhos da DARPA, Polymarket. É como se o Estado Profundo
soubesse o resultado com antecedência – assim como no primeiro turno da
votação.
Mas no final Lula venceu por 4,4 milhões de
votos. Não sem muito drama. Pouco antes do fechamento das urnas, um juiz da
Suprema Corte – ex-advogado pessoal de Lula durante o caso de corrupção da Lava
Jato – votação estendida em todo o país por duas horas. O tribunal eleitoral
deveria ter se pronunciado sobre isso. Não aconteceu porque outro juiz da
Suprema Corte – nomeado por Bolsonaro – estava arrastando os pés sobre isso.
A extensão foi vital – porque já estava
provado que prefeitos bolsonaristas estavam deliberadamente prejudicando o
transporte público, especialmente os ônibus, em redutos lula como Salvador, na
Bahia: uma tática vinda diretamente do manual de sabotagem oligárquica, usada
para reprimir o voto popular.
O facto principal é que ambas as campanhas
solicitaram uma prorrogação da votação. E isso enfraquece completamente as
alegações de idiotas bolsonaristas e ligados ao MAGA de que a eleição foi
“fraudada”
Como era de se esperar, Flávio Bolsonaro se
recusa a ceder e quer que a eleição seja anulada. Isso não vai acontecer – de
acordo com o mesmo juiz nomeado por Bolsonaro que estava arrastando os pés em
primeiro lugar.
No segundo turno, Lula aumentou seu total de
votos em mais de 10,1 milhões de votos, enquanto Bolsonaro obteve apenas mais
3,6 milhões. Acrescente-se a isso uma quase improbabilidade: havia mais de 1,8
milhões menos (itálico meu) cédulas nulas e sem efeito em relação ao
primeiro turno – e a esmagadora maioria foi para Lula.
Vários motivos explicam a atuação do Comeback
Kid – ou Vovô. Começando pela mobilização popular massiva: a abstenção caiu de
21,08% para 19,21%. Quase mais 3 milhões de pessoas compareceram às urnas.
Lula expandiu suas margens onde era forte – no
Nordeste – e reduziu suas perdas no rico Sudeste.
A campanha de Lula empregou uma autocorreção
séria: em vez de focar no passado – nos resultados práticos de seu governo –
ele começou a falar sobre a terrível realidade presente: economia familiar;
enormes níveis de endividamento; custo de vida; salários; e até mesmo
apresentar propostas concretas para os próximos quatro anos.
A campanha de mobilização digital foi algo
para ficar de olho – completa com uma arma letal lançada no WhatsApp: o canal
“Exército de Lula”, que passou de cerca de 50 mil seguidores para
impressionantes 10 milhões em menos de três semanas: uma infantaria digital de
fato. O Brasil é uma das nações mais conectadas do planeta.
Liderada pelo recém-eleito congressista André
Janones, a campanha mostrou como Lula venceu a hegemonia tecnofeudalista Meta
em seu próprio jogo: a estratégia será estudada nos anais da ciência política
por gerações.
E depois há a impressionante incompetência de
Flávio Bolsonaro – uma mistura mortal de arrogância e ignorância que
simplesmente não poderia ser vendida como uma alternativa moderada.
Apenas dois dias antes do segundo turno, no
último e crucial debate, Bolsonaro, ao vivo, diante de toda a nação e de
milhões de eleitores indecisos, chamou Lula “os 9 dedos” – zombando de sua
deficiência física.
Lula criou o blowback em tempo real como uma
cobra. Ele lembrou como perdeu o mindinho aos 19 anos em uma prensa
metalúrgica, vítima da precariedade e da falta de segurança que milhões de
trabalhadores no Brasil sofrem: “Algo muito diferente de você, Bolsonaro, que
nunca trabalhou.”
Isso selou tudo: o mindinho perdido como
símbolo definitivo de dignidade diante do privilégio.
Isso vai ficar muito feio
Governar o Brasil será uma tarefa de Sísifo
para o quarto mandato de Lula. O Senado (81 cadeiras) é controlado pela extrema
direita (48 cadeiras): maioria absoluta. No Congresso, a extrema direita tem
303 assentos (muito acima da maioria, 257), o centro tem 86 assentos e a
esquerda apenas 124 assentos. Qualquer reforma, orçamento ou lei enfrentará um
Muro de Ferro.
Provavelmente a melhor definição de Lula já
foi oferecida pelo falecido grande El Comandante, Fidel Castro:
“Ele nunca foi um extremista de esquerda, nem
ascendeu ao status de revolucionário a partir de posições filosóficas, mas sim
de um trabalhador de origem muito humilde e de fé cristã, que trabalhou duro
criando mais-valia para os outros.”
Lula, agora na casa dos oitenta, parece ter
recuperado essa faísca. Não há dúvida de que ele sabe muito bem como essa
derrota massiva para Trump, MAGA e a Doutrina Donroe o forçará a convocar todos
os seus poderes – para organizar o Brasil enquanto contém a fúria descontrolada
do Império.
Quaisquer que sejam os resultados nas eleições
de meio de mandato dos EUA na próxima semana, Trump inevitavelmente aumentará
as sanções e/ou tarifas contra o Brasil e continuará a fazer de tudo para
lançar operações sujas para desestabilizar o país. A CIA e o Estado Profundo
estão profundamente enredados na realidade brasileira e são capazes de
desencadear um saco ilimitado de truques sujos.
Lula sabe: isso vai ficar muito feio.
Em suma, Lula pode ser caracterizado como
personificador de um Brasil católico, tradicional, lusófono-mestiço e
progressista.
Isto ocorre em um choque frontal com o eixo
sionista reacionário, evangélico, neopentecostal e anglo-americano. Afinal, os
neopentecostalistas carregam a teologia lunática do Fim dos Tempos que moldou o
sionismo cristão anglo-americano.
Flávio Bolsonaro – como todos os membros do
clã – prometeu mudar a embaixada do Brasil para Jerusalém; rejeitou o BRICS
como “altamente ideológico”; e atacou o relacionamento de Lula com o Irão
(também membro do BRICS). Flávio, uma concha vazia, pode ter perdido uma
eleição. Mas a máquina infernal por trás dele nunca desistirá.

Comentários
Enviar um comentário