Lorenzo Carrasco
Quando uma elite perde a capacidade de
imaginar, criar e persuadir, pode ser um prenúncio de que uma era está chegando
ao fim.
Em uma explosão de postura durante a recente
Cúpula Europeia do Ártico em Rovaniemi, Finlândia, os líderes europeus vestiram
trajes militares para transmitir uma mensagem de prontidão para um confronto
com a Rússia, enquanto o aparato político e midiático repete, quase em
uníssono, avisos sobre a “ameaça russa” A declaração oficial da Cúpula coloca a
segurança no centro das discussões e insiste na necessidade de fortalecer a
presença e as capacidades europeias na região, que é considerada estratégica para
a segurança continental.
Há algo profundamente perturbador nesta
encenação. Esses líderes se apresentam como representantes de sociedades
mobilizadas para a guerra, mesmo governando países profundamente divididos e
enfrentando uma crescente erosão da confiança pública. Essa lacuna por si só –
entre a retórica da liderança e a disposição real de suas sociedades – deve
aconselhar prudência. Em vez disso, estamos testemunhando a criação de uma
atmosfera psicológica de confronto. E é precisamente aí que reside o perigo.
O risco real da autodestruição
Em primeiro lugar, há um elemento de
pretensão, uma vez que a Europa carece da capacidade industrial necessária para
sustentar de forma autónoma uma mobilização militar prolongada na escala
sugerida por tal retórica belicista. O próprio esforço para reconstruir
estoques, aumentar a produção de munição e restaurar a capacidade industrial
demonstra o quanto essa infraestrutura foi reduzida nas últimas décadas. No
entanto, a questão mais grave não é industrial, mas estratégica.
A Federação Russa possui um enorme arsenal
nuclear e sistemas de ataque avançados, incluindo mísseis hipersônicos. Isto
não significa que a Rússia detenha superioridade tecnológica em todos os
domínios, mas aponta para algo muito mais significativo para esta
discussão: qualquer guerra direta entre a Organização do Tratado do
Atlântico Norte (OTAN) e a Rússia envolveria forças capazes de infligir
destruição em escala civilizacional. A Rússia e os EUA continuam a
deter a esmagadora maioria das ogivas nucleares existentes, mesmo quando os
principais estados nucleares modernizam seus arsenais e os mecanismos de
controle de armas enfraquecem. Portanto, tratar um confronto direto com a Rússia
como apenas mais uma opção de política externa não é um ato de coragem; é
cortejar a possibilidade de autodestruição.
Uma vez ultrapassado um determinado limiar, já
não há qualquer garantia de que os acontecimentos permanecerão sob o controlo
de quem os iniciou. Este é o ponto crucial que falta na actual teatralização
belicista.
E há algo ainda mais perturbador. A linguagem
da destruição está mais uma vez sendo expressa abertamente pelos próprios
líderes ocidentais. Na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Donald
Trump proclamou que os EUA poderiam “aniquilar” o Irão se um acordo não fosse
alcançado. Se uma ameaça desta natureza – a “solução final” – pode ser
proferida na ONU sem desencadear uma ruptura política proporcional à enormidade
da declaração, então algo extremamente grave está a acontecer à percepção ocidental
dos limites da guerra. Pois a normalização da linguagem da aniquilação não
permanece necessariamente confinada ao adversário contra o qual foi
originalmente dirigida.
Hoje pode ser o Irão. Amanhã, numa espiral de
escalada fora do controlo de qualquer um, poderão ser cidades europeias. É
neste sentido que as actuais fantasias belicistas deixam de ser meras posturas
políticas e passam a representar um perigo concreto de autodestruição
para a civilização europeia. A Europa, que durante séculos foi um
centro fundamental da civilização ocidental, viveu duas guerras mundiais e sabe
em primeira mão o que significa transformar rivalidades políticas em guerras de
aniquilação. Precisamente por esta razão, seria de esperar que os seus líderes
fossem os primeiros a compreender que uma guerra entre potências nucleares não
oferece uma segunda oportunidade para corrigir erros de cálculo. No entanto,
vemos-nos a brincar com símbolos militares, a mobilizar a retórica, os inimigos
existenciais e a perspectiva de confronto, como se ainda vivêssemos no mundo
que existia antes de Hiroshima e Nagasaki. Essa é precisamente a natureza da
ficção: retratar a guerra como uma ferramenta política prontamente disponível,
sem confrontar completamente o que ela poderia realmente implicar. E se o
confronto sair do controle, o preço será pago não apenas por governos, partidos
ou alianças militares, mas pela própria civilização que esses líderes afirmam
defender.
Quem precisa da ameaça?
Então, vamos perguntar: quem está por
trás de toda essa falsidade? Quem financia esta peça? Quem precisa dessa
atmosfera constante de ameaças? E por que uma ordem política diante de uma
evidente crise de legitimidade parece encontrar, na perspectiva da guerra, uma
das últimas narrativas capazes de justificar sua própria sobrevivência?
A resposta mais simples seria explicar essa
atitude como uma tentativa de sustentar regimes impopulares invocando uma
ameaça externa imaginária, ao mesmo tempo em que condena ou suprime forças
políticas emergentes, retratadas como agentes estrangeiros ou ferramentas de
uma potência inimiga – neste caso, ligadas à “besta” russa.
Sem dúvida, há alguma verdade nisso. A
história oferece numerosos exemplos de governos que recorrem a ameaças externas
para restaurar a coesão interna em ruínas, desacreditar os opositores e
justificar medidas que enfrentariam maior resistência em circunstâncias
normais. No entanto, esta explicação é insuficiente. A crise não tem apenas a
ver com a legitimidade de um grupo de líderes europeus; afecta o próprio
sistema que os colocou no poder – e é esse sistema que está em crise.
A crise da ordem liberal-financeira
O chamado “mundo baseado em regras”, a
globalização financeira, o livre comércio elevado ao status de dogma e o
deslocamento progressivo da economia produtiva pela financeirização estão sendo
desafiados pelo ressurgimento do Estado-nação soberano, pelas políticas
industriais, pela segurança energética, pelas cadeias de suprimentos
estratégicas e pela defesa dos interesses econômicos nacionais. Paradoxalmente,
esse retorno do Estado-nação também poderia oferecer um caminho para o Ocidente
recuperar algumas de suas próprias raízes civilizacionais (que são
essencialmente cristãs), nas quais o poder político não era concebido como
absoluto, mas sim sujeito a uma ordem moral superior. A um nível mais profundo,
porém, o que está por detrás destas quimeras é uma crise ainda maior: a crise
do sistema liberal-financeiro organizado em torno de bancos centrais
“independentes”, a crescente autonomia do poder financeiro em relação às
comunidades nacionais e uma concepção económica que, ao longo de décadas, mudou
progressivamente o centro da riqueza da produção para os retornos financeiros.
Este sistema tem raízes históricas na formação da ordem comercial e financeira
anglo-holandesa dos séculos XVII e XVIII – uma ordem que foi posteriormente
projetada em grande parte do mundo através das estruturas imperiais e
financeiras britânicas e, mais tarde, americanas.
Com o tempo, esse modelo assumiu novas formas,
mas manteve uma característica essencial: a capacidade do poder financeiro de
se apresentar como uma realidade quase fora da política, como se suas decisões
fossem técnicas, neutras e independentes das escolhas soberanas das sociedades.
É precisamente esta arquitectura que está agora a ser posta em causa.
Uma religião secular sem a promessa de
redenção
O sistema subjacente das oligarquias
ocidentais perdeu a capacidade de gerar ideias e projetos capazes de mobilizar
sociedades em torno de uma visão de futuro. Esta esterilidade reflecte-se
também na mediocridade de muitos dos actuais líderes, que actuam mais como
administradores de uma ordem em crise do que como criadores de uma nova
realidade política. A política liberal transformou-se assim numa espécie de
religião secular desprovido de qualquer promessa de redenção. E
esta é talvez uma das suas características mais perturbadoras.
Os grandes movimentos políticos dos séculos
XIX e XX, mesmo quando levaram sociedades inteiras à catástrofe, ainda
prometiam alguma forma de redenção histórica: a sociedade sem classes, a
grandeza nacional, o império, a revolução, o “novo homem” ou uma ordem futura
supostamente definitiva.
A religião secular da decadente ordem liberal
já não oferece nem isso. Exige sacrifícios sem oferecer a perspectiva de um
futuro paraíso. Exige empobrecimento em nome da estabilidade, perda de
soberania em nome das regras, desindustrialização em nome da eficiência e da
“proteção” ambiental e censura em nome da democracia; em última análise, aceita
até o risco de guerra para preservar uma ordem cujo propósito não pode mais
explicar. Não há mais uma promessa genuína de redenção. Existe apenas a
promessa de que o sistema continuará a existir. Nas palavras do ex-chefe de
política externa da UE, Josep Borrell, “Nós somos o Jardim do Éden; o resto é a
selva.”
Neste ponto, a política deixa de defender a
sociedade e, em vez disso, exige que a sociedade se sacrifique para defender o
sistema. É precisamente aqui que uma religião secular pode se tornar
autodestrutiva: quando preservar a ordem existente passa a ser mais importante
do que preservar as pessoas que vivem sob essa ordem.
Da minoria criativa à minoria dominante
Este é, talvez, um dos sinais mais profundos
de exaustão civilizacional. Uma elite deixa de ser criativa quando não consegue
mais imaginar um futuro distinto da mera continuação de si mesma. O historiador
inglês Arnold Toynbee compreendeu este fenómeno com profunda visão quando
distinguiu a minoria criativa da minoria dominante. Uma minoria criativa exerce
liderança porque oferece respostas capazes de inspirar lealdade. A sua
autoridade decorre da sua capacidade de responder aos desafios históricos e de
gerar novas formas de organização, cultura e significado. Quando essa
capacidade desaparece, a antiga minoria criativa pode se transformar em uma
minoria dominante – uma que não mais lidera inspirando, mas se sustenta por
meio do controle. A persuasão é progressivamente substituída pela disciplina; a
imaginação pela administração; a visão pela propaganda; e a confiança pelo
medo.
É nesta conjuntura que o sistema corre o risco
de transformar a própria crise numa justificação para a sua existência
continuada. Quanto mais falha, mais poder exige. Quanto mais legitimidade
perde, mais requer inimigos. Quanto menos for capaz de imaginar um futuro, mais
dramaticamente deverá retratar o presente como uma batalha existencial.
Quando o temporal toma o lugar do
transcendente
Aqui, as reflexões do filósofo
germano-americano Eric Voegelin sobre ideologias totalitárias como “religiões
políticas” convergem com as ideias de Toynbee sobre a desintegração das
civilizações. Quando uma sociedade perde sua referência a uma ordem transcendente,
a necessidade humana do absoluto não necessariamente desaparece; ela pode
simplesmente ser transferida para outro lugar. A nação, raça, classe, partido,
revolução, o mercado “as regras” ou democracia (entendida não apenas como um
sistema político, mas como uma categoria moral absoluta) – qualquer realidade
temporal pode ser sacralizada e elevada a um status além de questionamento.
Nesse processo, o temporal toma o lugar do
transcendente. No entanto, existe uma diferença decisiva entre os movimentos
políticos do passado e esta potencial religião secular de uma ordem esgotada. O
primeiro prometeu uma redenção futura. Este último parece exigir sacrifícios
atuais apenas para evitar que o sistema desapareça. É uma religião
secular desprovido de escatologia, paraíso, um “novo homem,” ou um
horizonte verdadeiramente novo. Seu único futuro é a continuação indefinida do
presente.
Quando o medo substitui a imaginação
Essa ausência de futuro pode muito bem
explicar a crescente proeminência do medo: medo do inimigo externo, da ruptura,
da dissidência, da perda do controle. É o receio de que o que foi apresentado
durante décadas como inevitável possa subitamente deixar de o ser. Quando uma
ordem não pode mais gerar esperança, ela deve gerar medo. E quando o medo
substitui a imaginação, o conflito pode transformar-se numa forma de
legitimação. A guerra, então, deixa de ser apenas um instrumento externo de
política e pode tornar-se uma necessidade interna do sistema. É precisamente
aqui que as fantasias belicistas contemporâneas assumem uma dimensão muito mais
profunda do que os debates quotidianos sobre a Rússia, a Ucrânia, a NATO ou as
despesas militares.
A questão torna-se civilizacional. Uma ordem
que perdeu a capacidade de imaginar o seu próprio futuro pode começar a aceitar
riscos que, em circunstâncias normais, pareceriam impensáveis. Pode acabar por
confundir a sobrevivência das suas próprias estruturas com a sobrevivência da
própria civilização. E esta confusão está entre os erros mais perigosos que uma
elite pode cometer. Pois as instituições, os regimes económicos e os sistemas políticos
são construções históricas; as civilizações são muito maiores do que são.
Quando um sistema começa a exigir que a civilização se arrisque para que o
sistema possa sobreviver, a relação entre meios e fins foi completamente
invertida.
Sinais do fim de uma era
É neste ponto que se pode realmente falar de
autodestruição.
Uma civilização pode começar a autodestruir-se
não porque tenha deixado de acreditar, mas porque transformou a sua própria
ordem histórica num objecto de crença absoluta. E quando os líderes já não
conseguem imaginar um futuro diferente daquele que administram; quando a guerra
começa a substituir a política; quando o medo suplanta a visão; quando a
preservação das instituições é considerada mais importante do que as pessoas
para quem essas instituições deveriam existir – então enfrentamos não apenas
uma crise política ou económica mas uma profunda crise da própria civilização.
Quando uma elite perde a capacidade de
imaginar, criar e persuadir, pode ser um prenúncio de que uma era está chegando
ao fim. Mas isso não significa necessariamente que a civilização esteja
condenada. Pode significar exactamente o oposto: que estruturas que já não são
capazes de enfrentar os desafios actuais estão a dar lugar a outras formas de
organização, a novas ideias e à recuperação de princípios que pareciam
esquecidos. Pois a perda de uma visão específica de ordem não significa o fim
da imaginação humana. E quando aqueles que estão no poder não conseguem
conceber nada além da sua própria perpetuação, esse pode muito bem ser o
primeiro sinal disso algo novo está se aproximando.

Comentários
Enviar um comentário