Por Ajamu Baraka
A "cúpula da Antifa" e a NSPM-7
representam outro passo institucional para consolidar o fascismo nos Estados
Unidos, criminalizando a oposição ao próprio fascismo.
Os EUA Estado é um “Estado de Guerra” — George
Jackson, Sangue no Meu Olho
Em 16 de julho de 2026, o secretário de Estado
Marco Rubio convocou uma reunião de autoridades do governo dos Estados Unidos,
representantes do Congresso e autoridades governamentais de 65 países no
Departamento de Estado. Informalmente chamado de “Cimeira da Antifa,” o tema que uniu
todos foi o suposto ressurgimento do terrorismo político “de esquerda”.
Secretário Rubio declarou que a doutrina antiterrorista
dos EUA tem “tido um ponto cego — um ponto cego quando se trata de violência
extremista da esquerda política. Ainda hoje, a própria ideia de que o
terrorismo de extrema esquerda pode ser uma ameaça séria é tratada como um
sonho febril de direita ou, pior, como uma perigosa conspiração fascista.”
Ele acrescentou: “O terrorismo político de
extrema esquerda não é uma novidade moderna e recente. Não é uma ficção
fabricada por políticos conservadores. Durante a maior parte da era moderna,
foi, de facto, a forma dominante de violência política.”
Claro, nenhuma evidência é oferecida para
apoiar a afirmação de que a chamada violência de esquerda poderia fazer mais
vítimas do que duas guerras globais precipitadas por nações colonialistas de
direita — da Primeira Guerra Imperialista aos nazistas de direita da Segunda
Guerra Imperialista —, os milhões assassinados por governos coloniais em suas
tentativas frenéticas e delirantes de reafirmar o controle colonial após o fim
da Segunda Guerra Mundial, que também incluiu as desventuras dos EUA na Coreia
e no Vietname, e a chamada “Guerra ao Terror” desencadeada pelos Estados Unidos
quando a força compensatória da União Soviética desapareceu.
Mas em um período de irracionalidade
normalizada, onde evidências para fundamentar argumentos intelectuais são
desnecessárias e a experiência histórica apenas do século XX nega as afirmações
de Rubio, é o poder que impõe sua definição de verdade.
O objetivo de Marco Rubio e autoridades
americanas como Stephen Miller é dar mais um passo político e institucional em
direção à consolidação do fascismo —ao mesmo tempo em que criminaliza a
oposição ao fascismo! O que é “antifa” além de uma abreviatura para forças
sociais que se opõem ao fascismo?
Por mais astuta que tenha sido essa atitude de
intimidar e criminalizar a oposição ao fascismo neste encontro, a história real
dos Estados Unidos demonstra que a posição de recuo ao fascismo como resposta à
crise capitalista e/ou para evitar a oposição política da esquerda não é
nenhuma novidade, especialmente para organizações africanas/negras e nossos
movimentos por mudança social e sobrevivência básica.
Nosso boletim atual ressuscitará e
contextualizará essa história e as expressões específicas de opressão
institucional emanadas do estado de segurança nacional dos EUA. Artigo de
destaque do Boletim, “Sustos vermelhos do século XX nos Estados Unidos,” pela
Dra. Charrise Burden-Stelly, contextualiza o atual ataque aos direitos humanos
e também lembra aos leitores que a declaração de guerra da esquerda em geral
ainda significa inevitavelmente um foco concentrado em organizações
revolucionárias africanas/negras. Não há nada de novo nesse foco. Em última
análise, significa que esta iteração específica da repressão representa a
continuidade histórica dos esforços para criminalizar e destruir Organizações radicais africanas e deixou a oposição em geral.
E embora as condições específicas de
consolidação do fascismo nos Estados Unidos sejam exclusivas deste momento de
profunda fraqueza institucional e de declínio da legitimidade, a importância
de Memorando Presidencial de Segurança Nacional 7 (NSPM-7), “Combate ao
Terrorismo Interno e à Violência Política Organizada, revelado em setembro passado, não é um reflexo de que os Estados
Unidos redescobriram repentinamente a repressão política. Pelo contrário, o seu
significado reside na reconstituição de um repertório mais antigo de repressão
política através das tecnologias institucionais do Estado de segurança pós-11
de Setembro, mobilizado para enfrentar o que o Estado representa cada vez mais
como uma ameaça existencial representada pela oposição da esquerda.
A COINTELPRO procurou perturbar organizações
capazes de produzir poder político negro independente; o Estado pós-11 de
Setembro desenvolveu capacidades sem precedentes para vigilância de redes,
inteligência financeira e intervenção preventiva; O NSPM-7 reúne potencialmente
estas duas histórias em torno de uma concepção alargada do extremismo político
de esquerda. Para as forças radicais negras, o perigo não é, portanto, apenas
que organizações específicas possam ser rotuladas como “terroristas” O perigo
mais profundo é que a organização política negra independente, o
internacionalismo negro e a política anti-imperialista sejam cada vez mais
interpretados através de um quadro de segurança nacional concebido para
perturbar o desenvolvimento do poder político autónomo, convidando à repressão
assassina por parte do Estado.
Dos ataques a Palmer, ao macartismo e ao
COINTELPRO ao contraterrorismo pós-11 de Setembro, ao NSPM-7 e à iniciativa
anti-esquerda do Departamento de Estado de 2026, a oposição de esquerda está
hoje a ser enquadrada como um problema internacional de contraterrorismo.
Este é um desenvolvimento sinistro, mas
consistente com a agenda fascista. Mais de duzentas Forças-Tarefa Conjuntas
contra o Terrorismo nos Estados Unidos foram mobilizadas contra a oposição
antifascista. No entanto, o que temos são as pessoas e a determinação de
resistir. É aqui que o Direitos Humanos Centrados nas Pessoas(s) o
enquadramento tem valor estratégico: a defesa da oposição política torna-se
indissociável da defesa de agência política coletiva e povos’ direito de
se organizarem como sujeitos políticos.
Isto é uma ameaça ao fascismo, mas não temos
outra escolha. Neste momento histórico, esta deve ser a tarefa, a
responsabilidade e o objectivo da oposição antifascista. O destino do mundo não
exige menos.
Ajamu Baraka é
editor e colunista colaborador do Black Agenda Report. Ele é o Diretor do
Projeto Norte-Sul para os Direitos Humanos Centrados nas Pessoas (s) e atua no
Comitê Executivo dos EUA. Conselho de Paz e órgão de liderança da Coalizão
Nacional Unida Anti-Guerra (UNAC), com sede nos EUA.
Nota: Publicado
originalmente em O Projeto Norte-Sul para os Direitos Humanos Centrados nas Pessoas(s).
Comentários
Enviar um comentário